Sobre Jorge Pimentel

Nasci em 28/08/58, em Independência-CE. Ceará? Sim! Explico: meu pai era militar e foi transferido para lá. Gaúcho de Santiago, não tardou a voltar ao Sul, quando eu tinha 2 anos. Moramos em Porto Alegre, Quaraí, Rosário do Sul, Lapa-PR (onde mora minha tia querida chamada Lecy, a quem eu amo de paixão), Curitiba e Porto Alegre, de novo.

Sou Bacharel em Ciências Contábeis pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, funcionário da Justiça Federal (desde 1980) e do TRF 4ª Região, desde 1989. Em 1990, fundei o SINDJUSFE – Sindicato dos Funcionários da Justiça Federal de 1º e 2º Grau, tendo sido o seu primeiro presidente. Alguns anos após, fui membro eleito do seu Conselho Deliberativo-Fiscal. No triênio 1994-1997, fui presidente da SERJUS – Associação dos Servidores da Justiça Federal. Hoje, sou seu vice-diretor Administrativo-Financeiro.

Nos idos de 1981, uma colega da Justiça Federal, Vera Regina Muller, hoje Pretora aposentada, levou-me pela vez primeira a um Centro Espírita (Leon Denis). Alguns anos depois, um grupo dissidente fundou o Grupo Espírita Vida Nova, do qual fui vice-presidente, aos 26 anos. Frequentei várias casas espíritas de Porto Alegre. A convite da companheira Léa Frade,  já desencarnada, nos idos de 1999, ministrei cursos na Federação Espírita do Estado do Rio Grande do Sul – FERGS, na área de Espiritismo Básico e Estudo Sistematizado do Evangelho. Nessa época, fiz parte do seu quadro de expositores. Fui, também, Conselheiro fiscal da FERGS. Hoje trabalho na Associação Espírita Paz e Luz, no bairro Camaquã, em Porto Alegre, na condição de Diretor do Departamento Doutrinário e membro do Conselho Fiscal.

Minha vida eu divido, pura e simplesmente, em antes e depois de ter-me tornado espírita. Antes do Espiritismo, mais um ser a vaguear pelo planeta; depois do Espiritismo, aquele que busca a Verdade que o tornará livre!

30 comentários em “Sobre Jorge Pimentel”

  1. Oi querido amigo e colega de Doutrina Espírita. De fato, estou surpresa, não tinha conhecimento deste detalhe: És nordestino!!!!! oxe…quem diria… mas não vamos longe pois também não sou gaúcha (apenas por adoção e coração), pois sou catarinense (barriga verde, não tem?)

    Olha achei lindo o teu blog, verdadeiramente o “must”. PARABÉNS!!!!!!!!

    Bj MC

  2. Prazer em conhecê-lo e em ter tido a oportunidade de conhecer a Associação Espírita Paz e Luz !!!! Sou de Porto Alegre e aposentada. Gostei muito do teu blog !! Li, com atenção, os artigos nele apresentados: eles são esclarecedores, de fácil leitura predispondo ao estudo para saber mais…. Parabéns e continua divulgando esta Doutrina esclarecedora, confortadora e tão clara na sua proposição porque somos seres para a VIDA !!!! Luz e paz !!!! betiko

  3. Companheiro Jorge:

    Uma grande pessoa é pre-destinada (lá vou eu criar polêmica, hehehe) a grandes desafios, lutas justas e grandes conquistas. De ti, não esperava menos do que isso. Um grande colega na faculdade de ciências contábeis; um grande visionário como fundador do sindicato que foi o embrião do hoje Sintrajufe, do qual faço parte da atual direção colegiada. E agora, te descubro um promotor da doutrina espírita, da qual não sou adepto (ainda?), embora de todas seja a doutrina religiosa que mais respeito e pela qual tenho mais afinidade.
    A vida é muito interessante. Ontem mesmo assisti ao filme Chico Xavier, que aguardava pela minha audiência na prateleira há meses. E hoje, me surpreendo com esse link.

    Será um prazer beber novamente da sabedoria do amigo, agora não mais nas ciências exatas, ou nas ciências políticas, mas sim nas espirituais.

    Abração e boa sorte no teu novo desafio

    Sergio Amorim

    1. Grande Sérgio!
      Quê saudades do tempo da faculdade e, porque não dizer?, do movimento sindical. Mas agora me vejo guindado a um outro movimento, esperando fazer alguma coisa bacana pela Doutrina Espírita, que tanto tem me ajudado nas horas mais difíceis. Grande abraço, querido amigo!

  4. Jorginho, adorei conhecer este teu lado espiritualizado, e acima de tudo, evangelizado. Que Deus te ilumine nesta tarefa, que sabemos, não é fácil:
    ser espíritas e ainda, divulgar a Doutrina! Segue em frente, pois com certeza, os Trabalhadores do Bem estarão ao teu lado. Parabéns!!!!
    Sandra Maggi

  5. Grande Jorginho : além de ser meu contador preferido, e destinatário de alguns cds especiais, somos antigos colegas de trabalho, daqueles tempos dfíceis, que o pessoal de hoje nem imagina. Desejo sucesso ao teu blog e frequentemente estarei por aqui.
    Abs. Jorge

    P.S.: A Ana também manda um abraço.

  6. Querido colega Jorge, parabéns pelo seu blog, está muito bom. Que voce seja sempre divulgador dessa maravilhosa doutrina, da qual somos companheiros de jornada. Que Deus te ilumine sempre.

    Vilson e Marli

    Um abraço

  7. Caro amigo Pimentel. Meus parabéns pelo lindo blog, muito educativo com linguagem fácil para dar oportunidade de boa leitura e aprendisado a todos os que o lerem. Que DEUS te abençoe sempre e te inspire desta forma. Um grande abraço!!! vilson e suami.

  8. Que bom saber mais uma qualidade desse colega! Além de toda a simpatia durante o show de talentos, mais uma surpresa! Adorei este blog, e compartilho dessa doutrina maravilhosa que é o Espiritismo. Pra mim, também posso dizer que o Espiritismo foi um divisor de águas. Antes era apenas mais um indivídio por aí, sem saber a que veio, nem de onde. Depois de saber da verdade da nossa eternidade, nos tornamos muito mais responsáveis pelos nossos atos… Porém, sei também que todos estamos nessa viagem pra aprender, e assim seguimos, tentando nos melhorar. Um forte abraço Jorginho.

  9. Pai, mais uma grande vitória, próximo passo é um livro…estou muito orgulhoso de ser teu filho, me espelho muito em você. Parabéns por você ser essa pessoa simples e iluminado ao mesmo tempo. Agradeço a Deus pelo esse pai que ele me deu. Um grande abraço do teu filho Gregório que te ama muito, saudades…

    1. Grande filhão!!!!!
      Muito obrigado pelas gentis palavras.
      Também te amo muito e agradeço a Deus pelos filhos que Ele me confiou. Sempre tentei ser um bom pai. Se algumas vezes não consegui, foi porque ainda sou muito imperfeito. Um grande beijo no teu coração.

  10. Caro Jorge. Desejo do fundo do meu coração que DEUS na sua infinita bondade,te dê muita saúde física,mental e espiritual. É para que tu possas continuar com essa capacidade de ser amigo bom , pai extremado e amoroso. Um profissional competente e um grande divulgador da nossa doutrina.Eu e a Suami te desejamos um muito próspero Ano Novo de 2012! Um grande abraço: VILSON e SUAMI.

    1. Muito obrigado, queridos amigos. Jesus quer que continuemos unidos em 2012, trabalhando em prol de todos. Vocês moram no meu coração. Beijos e abraços fraternos

  11. Como vc falou primo, com o conhecimento as perguntas não terminam, apenas aumentam e se refinam na busca da límpida verdade. Sucesso

    de quem muito te estima

    carlito filho

  12. Meu caro “Ceará”, legal teu blog, gostei, vou ler sempre.
    Um abraço do amigo baiano…

  13. Parabéns pelo blog, Jorge! Espero que faça muito sucesso e tenha bastante acessos!

    Abraço,

  14. Muito esclarecedor teu blog amigo,adorei li todos os temas. Estou de volta a Porto Alegre e retornarei ao Paz e Luz !Um grande abraço e um beijo pra Ana. NILVA

  15. Parabéns Amigo Jorge: Belissimo artigo gostei de ler. Muita paz e muita luz para voce e todos com quem convives. Um abraço de tres voltas e meia. Vilson

  16. Estou começando a ler agora o que escreveste, e estou gostando Li sobre mundo de expiação e regeneração. Tu disseste que nosso mundo está em plena atividade no sentido de deixar de ser de expiação para ser de regeneração. Por que tu dizes isso ? Tem a ver alguma coisa com 2012 ? No final de 2012, e nos próximos anos a partir daí, nosso planeta sofrerá mesmo alguma modificação física? A humanidade, de certa forma, está prestes a sofrer com um grande cataclismo mundial? É algo com o que devemos nos preocupar ? Ou não adiata mesmo esquentar a cabeça com isso ?? E de que forma aqueles que não estão com a “consciência limpa” irão partir, deixando este mundo para os puros de coração ? Tem alguma coisa a ver com Nibiru, ou “Planeta Chupão” ?? O planeta Terra já foi mesmo a morada dos “Exilados da Capela” ?? Ou será que eu estou mesmo misturando tudo ??
    Por favor, esclarece isso tudo para mim!
    Abraços !
    Parabéns pelo Blog.

  17. Novamente visitando o teu blog aumenta minha admiração por tua perseverança na divulgação desta doutrina esclarecedora e confortadora. Como disse o nosso meste lionês Allan kardec sobre a finalidade do Espiritismo – Tornar melhor aqueles que o compreendem. E você o compreende e pratica.
    Parabéns e continuidade na tarefa,
    José Roberto

  18. Estou torcendo por Você meu querido amigo!!!!
    Bem colocado o tema uma vez que a maioria das pessoas não tem uma comprensão
    verdadeira do Fenomeno Morte.
    Continua nessa tarefa de esclarecimento e fraternidade..
    Meu abraço,
    tia Aida,,,,

  19. Olá meu amigo Jorge!
    Gostei muito do teu blog! É ótimo instrumento para o debate e aprimoramento das idéias.
    Um grande abraço.
    Renato Schimitt
    S. E. Cristo, Amor e Paz

  20. Conheci o blog hoje e gostei muito.
    Tenho aprendido muito com Aline, da Cidade das Pirâmides, em seu Programa De Olho no Mundo(www.deolhonomundo.com). Partilho o endereço, pois acredito que será útil para vocês também. Abçs

Deixe um comentário